Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

Área Técnica do Cliente

Resumo do Case

Neste projeto desenvolvemos uma área técnica para acesso online, disponibilizando diversas funcionalidades que permeiam a rotina de nossos clientes durante suas produções gráficas.
Sendo o acesso irrestrito, recebemos visitantes de todo o Brasil que acessam nossos manuais, tutoriais, guias técnicos e modelos de produtos, gerando maior preparo para produção final e captando novos leads.
Esta área, que pode ser acessada pelo link: https://graficarocha.com.br/area-do-cliente/ , foi desenvolvida internamente pela equipe, identificando as principais dores e barreiras que nossos clientes encontravam durante seu processo de produção gráfica, e está em constante atualização, formando um diferencial em questão de serviço para nossos clientes.
Além disso, nela também relacionamos algumas funções administrativas, como cadastros e pesquisas, centralizando assim um ponto de contato com o cliente.

Objetivo geral e específico

OBJETIVO GERAL
- Facilitar a jornada do usuário durante a produção gráfica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver conteúdo de alta qualidade, que fortalece a marca.
- Educar clientes para que possam estar mais preparados para o processo de produção gráfica.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

-> O portal foi desenvolvido a partir da necessidade identificada diretamente junto aos clientes, tratando-se aqui de uma inovação de processo.

-> Na região da Grande Florianópolis não temos outros exemplos de áreas como esta, tratando-se aqui de um diferencial local.

-> Por termos acessos de todo o Brasil, observa-se que a qualidade do conteúdo começa a rankear também a nivel nacional.

-> Este projeto está em constante desenvolvimento, partindo agora para a fase 2 em que serão integradas mais ferramentas e conteúdos, seguindo o OBJETIVO GERAL do projeto.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

-> CONCEPÇÃO

Identificamos junto à equipe e um grupo selecionado de clientes quais as principais dúvidas e ferramentas necessárias no momento da produção gráfica.

Além disso, levantamos os dados de centenas de arquivos recebidos para produção gráfica, verificando também quais eram as principais ocorrências em cada tipo de arquivo, para podermos preparar os materiais tutoriais e vídeos.

-> EXECUÇÃO

Elaboramos um plano de criação de conteúdo, contemplando toda a redação técnica dele, e também a forma como seria disponibilizado. Neste caso, optamos pela produção em 4 tipos de conteúdos, dependendo da característica deles, sendo:
Vídeo Tutorial
Guia / Manual
Gabarito
Blog Post

Após produzidos os conteúdos, contratamos uma empresa de desenvolvimento web para criar a interface com o usuário e o gerenciador destes conteúdos na área do cliente.

-> MELHORIA

Periodicamente avaliamos os principais acessos, downloads, e dores levantadas no período, para seguir alimentando nossa esteira de produção de conteúdo e disponibilização na área do cliente.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

QUALITATIVOS
-> Aumento da percepção de valor da empresa ao cliente.
-> Melhoria nos arquivos recebidos para produção, gerando maior qualidade no processo.
-> Diminuição do tempo da jornada do usuário nas etapas de cadastro e pesquisa de pós vendas.
-> Consolidação da forma de trabalho pela gráfica para seus clientes.
-> Criação de uma nova fonte de tráfego (aquisição de clientes) para a empresa.

QUANTITATIVOS
-> Mais de 10.000 visualizações em vídeos no canal da empresa no Youtube.
-> 80% de aproveitamento de facas padrão em materiais padronizáveis.

Area

Indústria

Categoria do case

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

Instituições

Rocha Gráfica e Editora - Santa Catarina - Brasil

Autores

RODRIGO ROCHA